top of page

De onde surgiu o termo Coquetel?


Assim como os vários drinks que eu já contei aqui, o coquetel também possui a sua própria história. Podemos dividir em três partes: a história, o nome e os grupos e as famílias de cada coquetel.

A história

Na Grécia antiga, o vinho era misturado com diversos tipos de coisas, desde a água do mar ao mel das abelhas, ou até mesmo vinagres para dissolver o gosto forte que o vinho possuía, criando assim um cocktail, por exemplo, o primeiro Irish Coffee, que nada mais era do que álcool de centeio e água quente. Com o tempo as coisas foram evoluindo, das primitivas misturas para as combinações mais exóticas, elaboradas e atraentes.

No período da Idade Média já se misturavam sucos de frutas com destilados, uma vez que as bebidas destiladas da época eram muito fortes contendo um grande teor alcoólico que variava de 60 a 80 graus G.L, que é a quantidade em mililitros de álcool absoluto contido em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.

Assim como os diferentes conhecimentos adquiridos ao longo da humanidade, a prática de se produzir coquetéis deu-se empiricamente, através do acúmulo de experiências passadas aleatoriamente de um para o outro. É claro que de uma forma sistemática de produção, criatividade e manifestação clara de talento. Desse modo, todo o amadurecimento ocorreu em meados do século 19 na Inglaterra, pouco depois disso se espalhou para o resto da Europa.

Todavia, foram os americanos que conseguiram, de fato, consagrar e popularizar os coquetéis, a partir do século 20, durante a vigência da lei seca dos Estados Unidos. Assim eles conseguiam amenizar o gosto das bebidas, que muitas vezes eram fabricadas ilegalmente, além de ser um ótimo meio de se beber sem chamar a atenção dos policiais, um bom exemplo disto é o Bloody Mary.

Vários drinks ficaram bastante famosos no mundo todo graças aos norte americanos, inclusive alguns deles são ícones pop da cultura ocidental mundial. O Martini, por exemplo, é um drink símbolo do "american way of life". Já a latina Margarita, foi para o norte e também conseguiu conquistar o paladar de todas as pessoas. Sem esquecer do ícone do nosso país, a Caipirinha, que mesmo não sendo tão popular mundialmente, é aprovada por todos os brasileiros e por todos os gringos que passam por aqui.

Nome

Existem diversas teorias de como surgiu o nome, algumas delas são bem diferentes e divertidas. Listarei cinco possíveis ideias de como isso aconteceu:

1) Teria sido criado pelo londrino Dr. Johnson, uma vez que ele comparou a mistura de vinhos com destilados fortes, dados a cavalos misturados, ou seja, aqueles que são "puro sangue" com os "sem raça definida". No interior da Inglaterra, os equínos possuíam a ponta dos rabos cortados, o que inglês eram chamados de "cocked tails".

2) Na guerra da Independência Americana, Betsy Flanagan, uma taberneira que perdeu seu marido (soldado revolucionário), roubou penas de galo de um inimigo para decorar seus drinks em suas tabernas.

3) Existem histórias de que a palavra estaria relacionada as rinhas de galo que aconteciam no Mississipi, Estados Unidos, onde as penas eram retiradas dos galos perdedores para mexer o drink dos apostadores vencedores.

4) Outra teoria um pouco mais extravagante, seria de que os amantes do álcool que acompanhavam as rinhas utilizavam as penas para massagear a garganta, fazendo com que eles consigam beber um gole maior, uma vez que as bebidas eram intragáveis.

5) Por fim, há quem diga que os drinks foram batizados em homenagem a uma jovem mexicana chamada Coqtel.

Grupos e Famílias

Collins: Copo longo, drink montado, preparado com suco de limão, açúcar, club soda e o destilado.

Ex: Tom Collins.

Egg Nogs: São feitos a base de leite, açúcar, ovos, canela ou noz moscada, podendo ou não conter vinhos fortificados. Além de frios ou quentes. Ex: French Egg Hot.

Fizzes: "Fizz" significa efervescência,são preparados com açúcar, limão, soda e muito gelo. Os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos, calmantes e bem refrescantes. Ex; Gin Fizz.

Flips: São nutritivos, feitos a base de gema de ovo, vinhos generosos e as vezes açúcar e pulverizados com noz moscada ou canela. Ex: Porto Flip

Grogs: Sempre servidos quentes, feitos a base de água fervendo,açúcar e rodela de limão espetados com cravo, sobre o limão coloca-se o destilado e logo em seguida ateá-se fogo. Ex: Grog de Kirsch.

High balls: Long drink, bebida destilada com gelo, soda ou ginger ale ou zest de limão. Ex: Scotch highball.

Juleps: Long drink, feito com hortelã com açúcar e qualquer destilado, geralmente whisky e gelo picado. Ex: "Mint Julep".

Pousse Café: Preparado com licores, destilados e xaropes. Deve-se saber a densidade das bebidas, pois são feitas em camadas e não devem se misturar. Ex: Imperial Pousse Café.

Sling: Long drink, feitos com limão, açúcar, algum destilado, licor e completos com soda.

Smashes: "Smash" = esmagar. Se preparam em copo old fashioned com hortelã esmagada com açúcar acrescido de gelo, um destilado e decorado com rodela de laranja, cereja e casca de limão. Ex: Rum Smash.

Sours: "Sour" = ácido. São sempre batidos com um destilado, suco de limão e açúcar e às vezes com um pouco de clara de ovo. Ex: Whisky Sour.

Frappee: Feitos com gelo moído e servido, geralmente em taça de cognac com um licor.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page